domingo, 12 de dezembro de 2010

UM BREVE CONTEXTO


HISTÓRICO DA ORIGEM DA FILOSOFIA
 
Seguindo os ensinamentos da filosofia, para compreender o mundo necessitamos usar a razão e o conhecimento científico. Mas, quando surgiu os primeiros ensinamentos filosóficos na Grécia? O que levou, de fato, a dar início a esse estudo? Para facilitar a continuidade do nosso estudo temos algumas das essenciais passagens históricas para a fundação da filosofia, surgida no final do século VII e no início do século VI a.C., na Grécia:

>>> Viagens marítimas: a partir da determinação de alguns viajantes, notaram que não haviam monstros marítimos ou qualquer interferência dos deuses, apenas forças da natureza que poderiam ser explicados. Chega ao fim o processo de crença nos mitos como única fonte da verdade.

>>> Invenção do calendário, da moeda e da escrita alfabética: essa nova etapa da história aponta que quanto a ciência ou a capacidade humana pode levar à evolução natural e social do homem.

>>> O surgimento da vida urbana: apropriando-se do comércio e artesanato, o sistema de trocas e o início da democracia social ( interferência do processo de aristocracia) cederam espaço para os novos sujeitos à senhores de riquezas: os comerciantes. Dava-se espaço, então, para a apropriação e estímulo aos setores artísticos, ambiente na qual surge a filosofia.

>>> Invenção da política: aparece-nos então, a polis, isto é, cidade política, momento de exposição dos idéias de cada um em prol da maioria. Surge como um novo caminho para os ideais da coletividade humana, onde a própria política estimaria os pensamentos e discursos para o bem de todos. A abertura do espaço para a população traria idéia para serem discutidas, ensinados e transmitidos à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário