domingo, 12 de dezembro de 2010

O QUE É VERDADE?


Ao longo da História, à medida que o homem supre as suas necessidades, ele produz o conhecimento, pois nas suas atividades práticas ele busca respostas para as suas inquietações. O homem comum, no seu cotidiano, tem acesso a um grande universo de informações científicas, filosóficas e políticas, pelos jornais, escola, Internet, museus, livros, etc. Muitos acreditam que estas informações são verdadeiras, pois confiam na palavra dos transmissores. Sendo assim, não comparam todas as informações recebidas e não compreendem que a informação deve ser contextualizada.

Na busca da verdade, os pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento tem apontado variadas formas de enfrentamento e compreensão da realidade, bem como outras formas de interpretação sobre a verdade através de tendências filosóficas diversas, como, por exemplo, o dogmatismo e o ceticismo:

O dogmatismo é a atitude de admitir a possibilidade de verdades absolutamente certas e seguras; não aceita as novidades, pois o novo desequilibra o que está estabelecido, o que é sabido. Na vida cotidiana, também chamamos de dogmatismo a atitude de fazer afirmações sem provas ou evidências. Sócrates ( séc. V a.C.) passava horas discutindo nos locais públicos de Atenas, interpelando as pessoas na tentativa de superar o saber baseado em idéias preconcebidas, pois para ele nenhum conhecimento poderia ser dogmático, por conta disso foi condenado à morte.

Já o ceticismo consiste na atitude filosófica de duvidar da possibilidade da certeza objetiva do conhecimento. Como põe em dúvida as certezas e evidências, o filósofo suspende o juízo para evitar afirmações de caráter dogmático. Na vida cotidiana, também chamamos de ceticismo a atitude de quem não acredita em nada.

Talvez você se pergunte: mas o que é verdade então? Ora, não existe verdade eterna e absoluta; isso tornaria incompreensível o esforço do pensamento que é constante movimento. Não existe também um consenso sobre as possibilidades de chegar à verdade e muito menos sobre que ela seja, pois a verdade consiste em analisar e buscar significados, uma vez que não existe conhecimento absoluto, mas construído processualmente nas relações concretas dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário