domingo, 12 de dezembro de 2010

CULTURA!!!


Quando nos referimos à palavra cultura, muitos são os significados ou sentidos a ela atribuídos em situações e contextos diferenciados. Vejamos alguns exemplos:

- Formação escolar: Alguém é considerado culto ou inculto dependendo do grau de sua escolaridade;
- Manifestações artísticas: Possui cultura aquele que conhece boa música, teatro, cinema, artes plásticas, etc.;
- Produção agrícola: Quando alguém se dedica ao cultivo de determinado produto, como, por exemplo, a cana-de-açúcar, diz-se que essa pessoa se dedica à cultura da cana-de-açúcar;
- Manifestações populares: A alimentação e o vestuário de um povo, suas crenças, lendas e festas tradicionais formam a chamada cultura popular.
- Influência dos meios de comunicação de massa: Algumas pessoas referem-se à cultura da época em que vivemos como cultura de massa, imposta pela indústria cultural através do rádio, cinema e da televisão.

Nas palavras de Marilena Chauí, em “Convite à Filosofia”, entende-se por cultura como:

“ [...] o exercício da liberdade.A cultura é a criação coletiva de idéias, símbolos e valores pelos quais uma sociedade define para si mesma o bom e o mau, o belo e o feio, o justo e o injusto, o verdadeiro e o falso, o puro e o impuro, o possível e o impossível, o inevitável e o casual, o sagrado e o profano, o espaço e o tempo. A Cultura se realiza porque os humanos são capazes de linguagem, trabalho e relação com o tempo. A Cultura se manifesta como vida social, como criação das obras de pensamento e de arte, como vida religiosa e vida política.”

No livro “Temas de FILOSOFIA”, as autoras Maria Lúcia Aranha e Maria Helena Martins, nos indica que:

“[...] podemos dizer que tudo o que faz parte do mundo humano é cultura e que todos nós somos cultos, pois dominamos a cultura do nosso grupo, seja ele urbano ou rural, indígena ou de outra etnia, de uma ou outra crença religiosa ou qualquer outro tipo. Na verdade não há distinção entre as culturas, uma vez que, como já dissemos, cada uma responde às necessidades e aos desejos simbólicos do grupo.[..]”

Com isso, podemos então afirmar, filosoficamente, que o homem se faz mediado pela cultura uma vez que ela é o resultado de tudo quanto ele produz para construir a sua existência. A cultura, então, manifesta a forma como o homem se relaciona consigo mesmo, com os outros homens e com a natureza, através da forma como elabora as suas leis, constrói suas casas, estabelece costumes e sanções, alimenta-se, educa seus filhos, comporta-se religiosamente, elege representantes políticos, etc.

2 comentários:

  1. Cultura,é sem dúvida um pensar
    e agir coletivo!!!
    Sem ela não temos
    identidade e que nós precisamos
    de cultura para podermos adquirir
    experiências e conhecimentos
    diversos... :)

    Parabénsss .... Muitoo Bommm

    :)***:)

    ResponderExcluir
  2. Falar de um fenômeno coletivo que surgiu de um individuo é muito viagem.

    Blog ta de parabens.

    ResponderExcluir