domingo, 12 de dezembro de 2010

MITOLOGIA x FILOSOFIA

Há muitos anos atrás o homem buscava respostas através dos mitos, narrativas sobre a origem de algo ou alguma coisa, de forma incontestável e inquestionável. Para os gregos, os mitos eram a fonte mais importante do conhecimento e ditadora de regras, sendo baseadas em diversas autoridades - que, de certo modo,presenciaram ativamente da história - impondo então o poder supremo da figura dos “deuses” (sendo eles à imagem e semelhança dos homens), senhores da razão e de poderes divinos para uma constituição mais realista dos mitos.

Diferente desse método, a filosofia busca entender e explicar abertamente sobre como tudo verdadeiramente, ou melhor, racionalmente, surgiu. Apresenta o estudo científico da Natureza e do psicológico humano, seja de forma individual ou social. A filosofia não considera nenhum fato que não haja provas concretas,por assim dizer, uma definição coerente e racional.

Então, dizemos que as pessoas sempre sentiram a necessidade de explicar àquilo que os rodeia, desde a sua origem até a sua utilidade (ou não). Visto que não conseguimos ficar diante de algo sem obter uma devida explicação, e é neste sentido que surgiu os mitos, já que naquela época não existia a ciência. A partir daí, a filosofia surge como um estudo baseado na razão da natureza para explicá-la.

 
Achamos conveniente manter a estrutura de um trecho retirado do livro “Convite à Filosofia”, de Marilena Chauí, pois acreditamos que para aqueles que não tenham acesso ao livro adote-o como dicionário filosófico, dentre outros da mesma autora. Daremos continuidade aos conteúdos sempre citando-o. Esperamos que apreciem, assim como nós! :D

OBS: Para uma abordagem mais harmônica,o trecho será dividido em três partes:

Um comentário:

  1. Nossa! Ficou show essa postagem, bem resumida e fala tudo. ps: ainda bem q a Má me mostrou o site!

    ResponderExcluir