domingo, 12 de dezembro de 2010

IDEOLOGIA...




Muito se fala sobre ideologia como sendo um conjunto de idéias que marca ou dá sustentação à vida dos homens. Não é incomum as pessoas questionarem: “Qual é a sua ideologia?”, “Qual é a ideologia daquele jornal ou revista?”, “Eu absorvi as idéias ideológicas de determinado canal televisivo ou elaborei o meu próprio conhecimento?”.

Em sentido amplo, ideologia significa um conjunto de valores, princípios e idéias que orientam uma forma de ação ou uma prática política. Segundo Karl Marx (1818-1883), “a função da ideologia é a de ocultar a verdadeira realidade, ou seja, condições reais de existência dos homens, mostrando, ilusoriamente, as idéias como motor da vida real.”Os homens, portando, são produtores de suas idéias. Entretanto, como a ideologia exerce uma função de ocultamento da realidade, ela mostra um mundo ideal, válido, o qual deve ser preservado por todos. Os problemas e as contradições são justificativas dentro de um sistema de valores vigentes e ainda como exceções da regra geral.


Assim, Marilena Chauí, aponta no seu livro “O que é ideologia?” da seguinte forma: “Um dos traços fundamentais da ideologia consiste, justamente, em tomar as idéias como independentes da realidade histórica e social, de modo a fazer com que tais idéias expliquem aquela realidade que torna compreensíveis as idéias elaboradas” (p.10-11). Neste sentido, o desenvolvimento da consciência crítica possibilita o acesso às verdadeiras condições de vida do homem, desenvolvendo-lhe autonomia e capacidade de criticar a sua própria concepção de mundo, elevando-a ao ponto mais alto do pensamento mais desenvolvido, criticando, inclusive, toda filosofia até hoje produzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário