domingo, 12 de dezembro de 2010

RAZÃO

O pensamento humano não influencia apenas a sociedade como também a se mesmo. Dedicar-se ao estudo filosófico é o primeiro caminho a ser tomado para interagir e, até mesmo, alterar o real tornando-se melhor para todos. Dentro do campo filosófico, a razão é considerada como princípio-base para pesquisar, desvendar e compreender tudo o que há a sua volta entrando em confronto com as emoções (sentimentos) e ilusões (mitos e preconceitos, sendo eles religiosos ou não). No livro, "Convite à Filosofia", Marilena Chauí reforça essa idéia da seguinte forma:

" [...] razão é a capacidade intelectual para pensar e exprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como são. A razão é uma maneira de organizar a realidade pela qual esta se torna compreensível. É, também, a confiança de que podemos ordenar e organizar as coisas porque são organizáveis, ordenáveis, compreensíveis nelas mesmas, isto é, as próprias coisas são racionais."

Sendo assim, temos a razão - atrelada com a intuição - como principal ferramenta para o estudo e deslumbramento da realidade. Para muitos filósofos a razão não é apenas a capacidade moral e intelectual dos seres humanos, mas também uma propriedade ou qualidade primordial das próprias coisas, existindo na própria realidade. Seguindo o preceito de que necessitamos raciocinar constantemente, a razão surge como auxiliadora para nos ajudar a estruturar os nossos pensamentos organizando, então, o nosso caminho para o saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário