Por muitos anos da nossa infância, acreditamos que ao chegar à fase adolescente teremos mais autonomia sobre nós mesmo; a necessidade de autorização dos pais não será mais obrigatória, etc. Enfim, ser adolescente é muito mais do que um período transitório entre a infância e a maturidade, é o momento na qual estamos expostos a pensamentos emocionais (agir por achar correto, sem analisar os fatos; momentos de liberdade).
Mas é de suma importância entender que, quando os pais cedem mais liberdade aos seus filhos deve-se levar em conta ‘o quê’, ‘como’, ‘quando’ e ‘com quem’ o adolescente desfrutará seu momento. A liberdade vai ser boa ou ruim a partir do instante em que o adolescente tiver consciência dos seus atos e usar o seu livre arbitro que lhe confiaram para um propósito positivo de crescimento e não de destruição. No site, Cultura Mix traz a seguindo mensagem dita por especialistas:
“Os adolescente precisam ter certa liberdade para poder fazer as suas descobertas e abrir as portas para o mundo, mas de maneira que s pais estejam sempre por dentro de todas as suas atitudes para evitar que a liberdade possa se transformar em uma armadilha, pois é nessa idade em que a sua inteligência emocional está sofrendo transformações.”
Assim, acreditamos que, um espaço a mais para os adolescente dentro do seu próprio quarto (sem invasões secretas) e diálogos abertos constantes trata mais aproximação entre pais e filhos; além da segurança dos responsáveis ao liberarem seus ‘aborrecentes’ para descobrirem o mundo sozinhos ou na companhia de amigos. Lembrando que, é preciso que os pais tenham muita paciência para poder lidar com essa situação sem perder o controle.
Pow velho, vcs falaram tudo!!! um SAAAAALVE pra liberdade dos adolescentes!!!!mas deu pra entender que meus pais ficam tentando me controlar pra mais na frente eu naum querbrar a kara...Vou até ver se consigo trocar umas idéias com os coroas, hehehehehehehe :P >>>Blog legal meninas (e eu q passei pra pegar a imagem, acabei lendo aki o.O)
ResponderExcluir