quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CULTURA BRASILEIRA

MISCIGENAÇÃO DE OUTRAS CULTURAS

Ao longo da história, a base da população brasileira foi constituída pela intensa mestiçagem entre índios, africanos e portugueses (além da pequena participação de franceses e holandeses). Durante os dois primeiros séculos de formação do nosso povo, essa foi a marca que o distinguiu. A partir daí, todo imigrante só reforçou a nossa miscigenação.

Isso quer dizer que a base da nossa cultura resulta da mistura não apenas de três etnias, mas, sobretudo - o que é importantíssimo -  de três culturas diferentes. No livro Casa-grande & senzala (1930), Gilberto Freyre nos traz a seguinte idéia de miscigenação brasileira:

“Quanto à miscigenação, nenhum povo colonizado, dos modernos, excedeu ou sequer igualou nesse ponto aos portugueses. Foi misturando-se gostosamente com mulheres de cor logo ao primeiro contato e multiplicando-se em filhos mestiços que uns milhares apenas de machos atrevidos conseguiram firmar-se na posse de terras vastíssimas e competir com povos grandes e numerosos na extensão de domínio colonial e na eficácia de ação colonizadora”.
Se consideramos que índios e sobretudo negros entraram no esquema da colonização como escravos, é preciso notar o quão fortes e resistentes foram as suas culturas para preservarem seus códigos e valores, que eram estranhos àqueles dos portugueses. E, a bem da verdade, o quanto os portugueses souberam utilizar, aqui, os diferentes recursos culturais de outros povos para se adaptarem à nova e dura realidade.

* Adaptação de trechos retirados do livro Dez lições de Sociologia - para um Brasil cidadão”, por Gilberto Dimenstein / Marta M. Assumpção Rodrigues/ Alvaro Cesar Giansanti.



Acesse também: Cultura do Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário