Dentre as várias formas de preconceito presentes na cultura brasileira, uma das mais polêmicas diz respeito à influência da miscigenação no desenvolvimento do país. Mesmo antes da chegada de milhões de imigrantes europeus, o Brasil já era considerado um país caracterizado pela mistura de diferentes grupos étnicos. Por muito tempo, essa mistura foi tida como um fator negativo, devendo ser combatida.
Ainda hoje convivemos com essa ideologia preconceituosa, onde e qualquer outra cultura é tratada com repúdio. Por mais que as pessoas neguem, em nossa nacionalidade vivemos e presenciamos diversos momentos de manifestações “raciais disfarçados”. Segundo Hilton Japiassú e Danilo Marcondes (1996), em seu livro “Dicionário básico de filosofia” os autores trazem o seguinte conceito para a palavra preconceito:
“Opinião ou crença admitida sem ser discutida ou examinada, internalizada elos indivíduos sem se darem conta disso, e influenciando seu modo de agir e de considerar as coisas. O preconceito é constituído assim por uma visão de mundo ingênua que se transmite culturalmente e reflete crenças, valores e interesses de uma sociedade ou grupo social. O termo possui um sentido eminentemente pejorativo, designando o caráter irrefletido e freqüentemente dogmático dessas crenças, que se revestem de uma certeza injustificada. Ex.: o ‘preconceito racial’. Entretanto, é preciso admitir que nosso pensamento inevitavelmente sempre inclui preconceitos, originários de sua própria formação, sendo a tarefa da inflexão crítica precisamente desmascarar os preconceitos e revelar sua falsidade”.
Adorei o blog, e essa postagem está muito legal. É interessante focar nesse assunto no que tange o nosso país multiiiiracial :D
ResponderExcluir