terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ÉTICA

Embora moral e ética possuam ser tomadas como sinônimos, no geral expressam conceitos bastante diferentes. A moral é entendida como um conjunto de regras a respeito do bem e do mal, do justo e do injusto. A ética é entendida como filosofia moral, isto é, como uma reflexão sobre os valores morais. Ética é a ciência da conduta. É a parte da filosofia que reflete sobre os conceitos e os princípios que fundamentam a vida moral.


Nesse sentido, é imprescindível que nas relações dos homens existam normas que norteiem o seu comportamento. De acordo com as normas estabelecidas, aprendemos a agir desta ou daquela maneira.Toda cultura estabelece uma moral, isto é, valores referentes ao que é bom e ao que é mau para todos os membros do grupo.

Contudo, ela não se limita a reproduzir os valores herdados de tradição. À medida que o homem desenvolve o seu espírito crítico, especialmente na adolescência, a tendência é questionar os valores herdados. A moral é um conjunto de normas que determina o comportamento dos homens. Entretanto, através da consciência e da liberdade, Eça pode ou não ser aceita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário