terça-feira, 30 de novembro de 2010

O que é FILOSOFIA, propriamente dita?


Filosofia é o estudo do universo da sociedade, seguindo os princípios da razão; é perguntar e se preocupar com o valor existencial de cada coisa: de onde vem, para onde vai, qual é sua significação; é indagar quais são as relações e as estruturas que constituem as coisas e de que maneira elas se dão. No livro Convite à Filosofia, Marilena Chauí nos dá a seguinte idéia de ampliação da filosofia dentro de outras áreas:

“A Filosofia não é ciência: é uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos. Não é religião: é uma reflexão crítica sobre as origens e formas das crenças religiosas. Não é arte: é uma interpretação crítica dos conteúdos, das formas, das significações das obras de arte e do trabalho artístico. Não é sociologia nem psicologia, mas a interpretação e avaliação crítica dos conceitos e métodos da sociologia e da psicologia. Não é política, mas interpretação, compreensão e reflexão sobre a origem, a natureza e as formas do poder. Não é história, mas interpretação do sentido dos acontecimentos enquanto inseridos no tempo e compreensão do que seja o próprio tempo. Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes” (p. 17).

Então, entende-se por filosofia como a análise do ser humano e suas influências: a questão da vida e da integração de um indivíduo a outro pela teoria e prática. Filosofia não é um “achismo”, muito pelo contrário, se preocupa com a lógica de tudo que acontece. As coisas acontecem porque tem que acontecer, porque tem um motivo lógico e plausível para acontecer.

2 comentários:

  1. Acredito que a filosofia faz parte da nossa vida, pois as cogitações e questionamentos são indispensáveis para o ser humano evoluir. Assim, a filosofia nos ajuda a compreender e fazer uma reflexão crítica sobre diversos assuntos que ocorrem na sociedade...


    Muito bom!!! Parabéns :)

    ResponderExcluir
  2. Putz! Se não fosse esse blog eu nunca teria entendido o que a minha professora de filosofia queria dizer!!! Muito bom mesmo, vlw! Agora já sei aonde devo correr pra me salvar e passa em FILO, hihihihi ^^

    ResponderExcluir