Nossa vida está cheia de evidências que nunca questionamos, pois é mais fácil acreditar naquilo que já nos vem pronto, ou melhor, nas idéias empacotadas. Diante disso devemos agir com atitude filosófica, começarmos a exercitar o ato de não aceitar como óbvia as ações, sentimentos, desejos, atitudes, pensamentos, valores, comportamentos como sendo naturais na vida cotidiana. Não devemos aceitá-las sem antes havermos compreendido e investigado cada coisa a sua maneira.
São os nossos pensamentos que movem tudo o que nos rodeia. A partir dos mesmos podemos desenvolver questões que dizem respeito ao nosso estilo e modelo de vida, procurando explicar e compreender mesmo o que parece ser irracional e inquestionável, passando então a sermos conhecidos como seres pensantes. Sendo assim, a filosofia serve como uma grande contribuidora na busca de um conhecimento mais amplo sobre o campo social e universal de como as coisas ao nosso redor surgem, agem e nos atinge e que reação temos a elas.
Em suma, devemos utilizar os estudos filosóficos para desmistificar as informações que adquirimos ao longo da vida como preceitos únicos da verdade, é dizer não ao senso comum. É através da filosofia que poderemos então compreender melhor quem somos e por que vivemos, como também que caminhos(escolhas) deveremos escolher para “viver bem”.